- www.voarlivre.com - Voar Livre: uma emoção que merece ser vivida -
 

 


 
 


  •  22 de abril de 2010. | N° 742

Instrutor de voo livre é sepultado
Beto passou mal logo após uma aterrissagem no domingo


O corpo do instrutor de voo livre Roberto Hruschka, que era conhecido como Beto, 25 anos, foi enterrado ontem em Jaraguá do Sul. Ele morreu terça-feira, vítima de um aneurisma cerebral. Beto passou mal, no domingo, logo após uma aterrissagem. “A gente percebeu que havia algo errado quando ele fez a ‘orelhinha’ (manobra na qual o piloto puxa as duas extremidades do parapente, forçando o peso para baixo). Normalmente, fazemos isso quando queremos pousar rápido”, disse o presidente do Jaraguá Clube Voo Livre (JCVL), Edson Rocha, que estava ao local e prestou os primeiros socorros a Beto. “Quando chegamos no local do pouso, Beto já estava sem coordenação motora, reclamava de forte dor de cabeça e chegou a vomitar”, relembrou.
Com ajuda de amigos, ele foi levado ao Hospital São José. Ainda no pronto-socorro, teve uma parada cardíaca e foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu até terça-feira, quando foi diagnosticada o morte cerebral. O fato causou comoção entre os praticantes de voo livre na cidade.

Praticante de parapente há seis anos, há dois Beto dava aulas e fazia voos duplo. O primeiro esporte dele foi o bicicross, mas foi no parapente que ele se sentia realizado. Segundo amigos, ele era um piloto hábil e quando fazia voos solos costumava fazer manobras radicais. “No entanto, era uma pessoa muito ligada à segurança e sempre checava os equipamentos. O fato de ter conseguido pousar mesmo passando mal demonstrou isso”, diz o presidente do JCVL, afirmando que antes de domingo, Beto não tinha apresentado qualquer problema de saúde. “Conheço todos os pilotos e sempre temos a preocupação neste aspecto. Infelizmente, o caso do Beto foi uma fatalidade.”
O velório ocorreu na Igreja Evangélica Cristo Salvador no Barra do Rio Cerro e o enterro estava previsto para as 16 horas, no Cemitério do Barra.
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2879866.xml&template=4187.dwt&edition=14546&section=1196

 

 


  DESTAQUES

 

Veja a galeria:
Leia mais >

Image 1
Voo Duplo de Parapente
Leia mais >

Image 2
Curso: Aprenda a Voar
Leia mais >

Image 2
Equipamentos
Leia mais >