- www.voarlivre.com - Voar Livre: uma emoção que merece ser vivida -
 

 
 
 
 

Equipamentos

A Voar Livre representa toda linha de equipamentos da SOL PARAGLIDERS, fabricante nacional de Parapentes, Seletes e Paraquedas Reserva. A fábrica fica situada em Jaraguá do Sul - SC e é referencia mundial na produção destes equipamentos.

Se você quer começar a voar, veja os equipamentos necessários:

 

Velame
É construído com tecido de “nylon ripstop” com aplicação de resina, um material muito leve e resistente. Normalmente os velames são construídos com combinações de 4 ou mais tipos de tecido diferentes, cada um com sua posição e característica específica no conjunto.
Cada velame tem em média 350m de linhas, dividas em galerias e que distribuem o peso do piloto no velame. A linha mais fina de um parapente comum tem 1,1mm de espessura e somente ela suporta uma carga 120Kg.

Os velames são dividos em categorias: escola, iniciante, intermediário, performance, competição, acrobacia e voo duplo. Sendo assim, de acordo com o peso, experiência e o seu objetivo, o piloto irá escolher o modelo que melhor se encaixa ao seu perfil.

Acesse o link abaixo e veja os modelos de velame disponíveis:

http://www.solparagliders.com.br/br/content/blogcategory/22/76/

 

Selete
é a cadeira, onde você fica sentado com muito conforto. As seletes mais modernas possuem um protetor de coluna em espuma, um air-bag inflável que protege de quedas a baixa altura e é na selete que fica guardado o paraquedas reserva.

Acesse o link abaixo e veja os modelos de selete disponíveis:

http://www.solparagliders.com.br/br/content/view/338/39/

 

Pára-quedas reserva
é o equipamento que pode ser utilizado caso o piloto perca o controle do seu parapente. Através de um acionador o pára-quedas é lançado e a abertura acontece em cerca de 4 segundos. Os modelos mais comuns não são dirigíveis e tem uma velocidade de queda perto de 20km/h. Quando ele é lançado, desinflamos o parapente enrolando por 5 ou 6 voltas as linhas dos freios nas mãos, depois de acionar o reserva.

Acesse o link abaixo e veja os modelos de reserva disponíveis:

http://www.solparagliders.com.br/br/content/blogcategory/39/47/

 

Acessórios

Mosquetões
a conexão do velame à selete é feita através de mosquetões, que podem ser de alumínio ou aço.

Capacete
é recomendado que você utilize um capacete fechado (com proteção no queixo) quando estiver começando a voar. Após adquirir experiência, poderá trocar por um capacete aberto, perdendo um pouco em segurança. Há quem prefira utilizar permanentemente um capacete fechado.

Luvas
é recomendado para evitar o frio, principalmente em grandes altitudes, e também caso seja necessário pegar alguma linha do parapente, para não machucar os dedos, já que as linhas são finas, e podem causar cortes e queimaduras com facilidade.

Botas
é recomendado para evitar torcer o pé em algum pouso em terreno irregular.

Macacão
evita que o piloto passe frio com a ação do vento.

Variômetro
é um instrumento que indica nossa velocidade vertical com sinais sonoros, ou seja, ele avisa se você está ganhando ou perdendo altura. Como estamos sempre procurando correntes de ar ascendentes e nelas ganhar altura, este equipamento facilita o piloto a tirar o máximo proveito das térmicas.

Rádio
é um equipamento de segurança, pois através da comunicação com outros pilotos, você pode ser avisado de mudanças de vento ou outras situações adversas.

GPS
é um instrumento que registra toda a trajetória do seu voo. É um instrumento de uso obrigatório para os pilotos de competição de Cross Country, pois é o registro do GPS que vai comprovar que você realmente fez o trajeto definido pela organização do campeonato.

 

SOL Paragliders: do Brasil para o Mundo

A marca é atual líder do Ranking Mundial de Acrobacia, detentora de 11 Recordes Mundiais de voos de distancia, todos quebrados no Brasil e por pilotos brasileiros, e exporta 70% de sua produção, resultado de anos de investimento em testes e inovação nos seus projetos.

A SOL também conta com um departamento de manutenção, revisão e reparos, capacitados em realizar qualquer tipo de reparo e emitir um laudo técnico do real estado de equipamentos usados.

Aqui você encontra todos equipamentos que precisa para voar com total segurança e qualidade.

 

 


  DESTAQUES

 

Veja a galeria:
Leia mais >

Image 1
Voo Duplo de Parapente
Leia mais >

Image 2
Curso: Aprenda a Voar
Leia mais >

Image 2
Equipamentos
Leia mais >